domingo, 10 de junho de 2012

FUGIR SORRATEIRAMENTE, ESCAPULIR, SAFAR-SE, CORRER


É da natureza das pessoas colecionar. A maioria nem percebe que faz isso. Ruth coleciona discos. Rick coleciona beijos. Julio coleciona queijos. Dona Ermínia coleciona histórias. Meu pai coleciona dívidas. Minha mãe coleciona boas ações. Meu irmão coleciona expectativas. Quati coleciona as doenças que seu cachorro já teve. Pereira, o tio de Quati, coleciona gibis (os quais pego emprestado uma vez por semana). Minha tia Gilda coleciona baldes ( tem um para calcinhas, outro para toalhas de banho, outro para camisas,...). Ana coleciona sacolas de supermercado. Vasquinho, o moço que atende na padaria, coleciona revistas de mulher pelada (as quais pego emprestado dia sim, dia não). Nico coleciona miniaturas Revel, a maioria de aviões, que cola e pinta com uma paciência irritante. As pessoas pensam que eu coleciono dicionários, mas isso é só um disfarce. O que coleciono mesmo são as palavras. As melhores, eu guardo. Absorvo cada significado, avalio intenções, considero possibilidades, pondero sobre o poder de suas sonoridades. Mas o melhor de tudo é utilizá-las depois. Aproveito qualquer oportunidade e se elas não aparecem, as invento.
Na quinta-feira, bastou Angelina se levantar apressada, logo que bateu o sinal do recreio, esbarrando em todo mundo, que eu disse bem alto para todos escutarem, “Lá vai a Angelina, ciscando.” Conhecida comoa esquentadinha, ela não deixaria isso de graça. Parou na porta da sala, deu meia volta, Com o pé esquerdo de lado e de dedo em riste atacou “Ei, cara de mongol, você esta me chamando de galinha ?”
A galera fez  “Uhuh!!!!” , esperando o confronto. Calmamente tirei do bolso uma folha de caderno e entreguei-lhe. A medida que lia foi ficando vermelha porque sentiu que tinha caído numa armadilha. Na folha, eu havia copiado:

Ciscar 

Verbo transitivo direto
1    tirar ou afastar ciscos, gravetos, folhas etc.

transitivo direto
2    juntar, reunir (folhas secas e outros detritos) com o ciscador.

transitivo direto
3    limpar (terra) de gravetos, ramos queimados etc.

transitivo direto e intransitivo
4    Regionalismo: Brasil.
     esgaravatar (solo), revolver cisco (falando de aves, esp. da galinha)
Ex.: uma galinha ciscava; rolinhas ciscavam aqui e ali em busca de alimento.

transitivo direto
5    livrar do que é prejudicial; desinçar, limpar.
Ex.: ciscou o jardim

intransitivo e pronominal
6    Uso: informal.
     fugir sorrateiramente, escapulir, safar-se, correr
Ex.: quando viu o adversário ciscou.

Eu usei no sentido de escapulir. Repare, na lista, é o último significado. Mas pode escolher outro que lhe deixe mais à vontade. Sabe, Angelina, você deveria ler mais, Naquela hora, sua intenção não seria me xingar de mongolóide ao invés de mongol ? Mongol é quem nasce na Mongólia”. 
Bem, eu também coleciono gente que não gosta de mim, o que não é um grande problema, porque Dona Ermínia me contou que ninguém tem, ao mesmo tempo, mais do que trinta pessoas que gostam realmente dela, no mundo todo. Nesse dia, fiz uma lista de quem eu achava que gostava de mim e contei vinte e cinco pessoas. Pareceu um bom número. Às vezes eu retiro um nome da lista, outras vezes, acrescento outro. No momento, há vinte e três.

Nenhum comentário:

Postar um comentário